Os cookies nos ajudam a fornecer uma melhor experiência ao usuário, ao utilizar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Histórico

A FUNPAR teve sua criação aprovada em 1979 pelo Conselho Universitário da UFPR. A decisão foi unânime e publicada na Resolução nº 03/79, de 23 de abril daquele ano. O objetivo era estabelecer uma estrutura ágil e flexível, compatível com a dinâmica da produção do conhecimento científico e tecnológico. No entanto, as atividades somente iniciaram no dia 15 de abril de 1980, quando a Fundação recebeu parecer favorável do Ministério Público, autorizando que a instituição desempenhasse as funções definidas em seu estatuto, em síntese: apoio à UFPR e à sociedade.

Outras instituições colaboraram financeiramente com a iniciativa e passaram a integrar o Conselho Diretor da FUNPAR: o extinto Banco de Desenvolvimento do Paraná – BADEP; o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE; a Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP; a Federação do Comércio do Estado do Paraná — Fecomércio; e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP.

Ao longo das últimas quatro décadas, a Fundação conseguiu firmar-se como um pilar efetivo de apoio à UFPR e à sociedade, na viabilização da captação de recursos e no apoio de gestão a projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento institucional.
 

Objetivos

A FUNPAR tem por objetivos estatutários: o ensino, a pesquisa, a extensão, o desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, a assistência social e de promoção à saúde, a cultura e a proteção ambiental, de acordo com as políticas estabelecidas pelos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Paraná.

O Estatuto também estabelece que a Fundação pode desenvolver atividades técnicas, de consultoria, científicas e administrativas, para instituições públicas ou privadas.

Entre os objetivos estatutários da FUNPAR também está definido que a instituição produza e execute serviços de radiodifusão em todas as suas modalidades, sem finalidade comercial, ou seja, com fins exclusivamente educativos, culturais, científicos e beneficentes.

Missão

Promover e realizar ações para o desenvolvimento na área de ensino, pesquisa e extensão, em apoio à UFPR e à sociedade.

Negócio

Prospecção, elaboração e gestão de projetos.