O Projeto NAPI Proteínas Alternativas tem laboratório inaugurado em evento de abertura

O Projeto NAPI Proteínas Alternativas tem laboratório inaugurado em evento de abertura

O projeto Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Proteínas Alternativas (NAPI-PA) promove a I Conferência Internacional Cell Ag Brazil e o I Encontro NAPI Proteínas Alternativas. A cerimônia de abertura dos eventos aconteceu no último dia 8 de julho e contou com uma Mesa Diretiva, visita ao novo laboratório e descerramento da placa de inauguração.



A conferência visa reunir os principais atores da nova indústria de proteínas alternativas para discutir a aceleração da agricultura celular no Brasil e na América Latina. A programação contará com palestrantes que representam interesses brasileiros e internacionais, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências para fortalecer a agricultura celular.



Presente na celebração estavam a vice-reitora de Universidade Federal do Paraná (UFPR) Graciela Ines Bolzon de Muniz, o Presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig, o Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR) Marcos Pelegrina, a coordenadora do projeto Profª Drª Carla Molento, entre representantes de outras entidades.



Sobre o projeto



O NAPI-Proteínas Alternativas tem como objetivo fortalecer o Paraná como um importante produtor de alimentos, utilizando inovações em biotecnologia, engenharia biológica e de bioprocessos, medicina veterinária, engenharia de alimentos, administração e agronomia, entre outras áreas. Essas inovações são direcionadas ao desenvolvimento das etapas essenciais para a produção de proteínas alternativas, promovendo a pesquisa, a extensão e o ensino na área. Dessa forma, busca-se consolidar a nova indústria de alimentos no Estado do Paraná.



O NAPI-PA é financiado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio de sua agência de fomento à pesquisa, a Fundação Araucária, e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e gerenciado administrativo e financeiramente pela FUNPAR, que apoiou o projeto desde formalização e a busca pelas fontes de fomento.


...