Desenvolvimento de solução de autonomia estendida para veículos


Informações do projeto

  • Execução: 2021
  • Coordenador: Jose viriato coelho vargas - Capes
  • Departamento: Engenharia Mecânica
  • Setor: Tecnologia / Demec

Objetivo


    O projeto está estruturado como uma sequência de atividades teóricas, numéricas e experimentais para desenvolver e construir uma solução de autonomia estendida para veículos elétricos a partir de hidrogênio sustentável e pilha de combustível. O projeto buscará também realizar a otimização termodinâmica (numericamente) do sistema global para maximizar geração de H2, compacidade e minimizar o peso total do equipamento, bem como a versatilidade de aplicação de tecnologia de produção de H2 sustentável como estratégia para obter viabilidade técnica e econômica para o processo em sistemas integrados



Resultado esperado


    - Contribuir para a possível eliminação de meios de transporte movidos a combustíveis fósseis. Hidrogênio é um combustível limpo e tem o potencial de ser usado como combustível para gerar eletricidade sustentável para veículos elétricos com sistema embarcado. - A geração de hidrogênio em tempo real de modo sustentável é uma alternativa promissora quando comparada a outros métodos mais onerosos e poluentes (devido a emissões de CO2) . - O alumínio usado como um dos reagentes para a produção de hidrogênio pode vir de sucata e com uma cadeia de reciclagem bem estabelecida, tornando o processo sustentável. - Possível redução da quantidade de estações de recarga de baterias de carros elétricos. - Grande quantidade de recursos intelectuais e financeiros têm sido investidos na tecnologia do carro elétrico, contudo a rede elétrica ainda não está preparada para suprir a energia consumida por tais veículos. A produção in situ de hidrogênio é uma possível solução para essa problemática. O condutor então, não precisa chegar ao próximo posto para abastecer, uma vez que o combustível estaria sendo gerado durante todo o trajeto. - Transporte e armazenamento de hidrogênio ainda são desafios tecnológicos e científicos a serem superados. Os resultados do projeto podem ser aplicados com versatilidade para geração distribuída de H2 in situ até mesmo para grupos motogeradores além de pilhas de combustível. - Aumento da autonomia de veículos elétricos e até possível independência de estações de recarga.