Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos
Informações do projeto
- Execução: 2017-em execução
- Coordenador: Srª. Camila Domit
- Departamento: Graduação em Oceanografia, Eng. Aquicultura e Eng. Ambiental Pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos Pós-Graduação em Geografia Pós-graduação em Análises Ambiental
- Setor: Litoral - Campus de Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar
Objetivo
Caracterizar, monitorar e avaliar a fauna de répteis, aves e mamíferos marinhos do litoral do Paraná quanto ao perfil biológico, ecológico e de saúde, subsidiar as instituições de gestão ambiental com informações técnicas e desenvolver tecnologias e métodos aplicados ao monitoramento marinho relacionados à qualidade ambiental do ecossistema. Além disso, envolver a sociedade acadêmica e civil em ações em prol da conservação de espécies marinhas ameaçadas e de seus habitats, seguindo recomendações de instrumentos legais nacionais e internacionais.
Resultado esperado
As informações geradas pelo ProMar e PMP-BS formam uma linha de base sobre a condição atual de degradação ambiental do litoral do Paraná e da zona costeira oceânica do sul do Brasil.
[...] os grupos taxonômicos foco são sentinelas e evidenciam a vulnerabilidade do ambiente, alterações na dinâmica e na estrutura ambiental, tanto costeira como oceânica (objetivo do PMP-BS). Além disso, o fato de haverem equipes de pesquisa cobrindo toda a zona costeira do estado diariamente auxilia na avaliação de outros impactos que ocorrem na costa e mesmo na identificação da presença de ações ilegal (ex. invasões e desmatamento) e mensuração de eventos atípicos climáticos e biológicos (ex. bloom de algas). Os novos dados serão continuamente integrados a outras bases (ex. BIOMAR) para gerar modelos dinâmicos que evidenciam a situação ambiental atual com foco nas espécies ameaçadas de extinção/migratórias/residentes/ra e os principais fatores/variáveis de influência no estado de saúde e na ocorrência destas espécies na região, assim como serão a base para modelos preditivos que trazem de maneira clara e robusta orientações a novas pesquisas (análise de viabilidade) e mesmo quanto a gestão de uso do território e de seus recursos. Os produtos gerados pelo projeto seguirão provendo os órgãos de gestão para ações que garantem a manutenção do patrimônio público ambiental e social, fortalecendo ao final, a missão da UFPR e exposta em seu PDI 2017-2021.