Artefatos > Conjunto de Artefatos de Requisitos > Modelo de Casos de Uso... > Caso de Uso


Caso de Uso

Um caso de uso define um conjunto de instâncias de casos de uso, no qual cada instância é uma seqüência de ações realizada por um sistema que produz um resultado de valor observável para determinado ator.
Representação em UML: Caso de Uso
Papel: Especificador de Requisitos
Templates:
Incluído em: Especificação de Requisitos de Software
Relatórios de Exemplo:
Exemplos:
Mais informações:

Entrada para Atividades: Saída de Atividades:

Finalidade Início da página

Estas são as pessoas que usarão os casos de uso:

  • Os clientes utilizarão os casos de uso para entenderem o comportamento do sistema e, como eles precisam aprovar o fluxo de eventos do caso de uso, também o utilizarão para aprovarem o resultado da modelagem de casos de uso.
  • Possíveis usuários utilizarão o caso de uso para compreender o comportamento do sistema.
  • Os arquitetos de software utilizarão os casos de uso para identificar a funcionalidade da arquitetura.
  • As pessoas que analisam, projetam e implementam o sistema utilizarão o caso de uso para entender o comportamento do sistema e refiná-lo.
  • Os designers de caso de uso utilizarão os fluxos de eventos do caso de uso para localizar as classes. (Esses são os artefatos mais importantes para os designers de caso de uso.)
  • Os testadores utilizarão o caso de uso como base para identificar os casos de teste.
  • Os gerentes utilizarão os casos de uso para planejar e acompanhar a modelagem de casos de uso.
  • Os escritores da documentação utilizarão os casos de uso para entender que seqüência de uso deve ser descrita na documentação (como o guia do usuário do sistema, por exemplo).

Propriedades Início da página

Nome da Propriedade

Breve Descrição

Representação em UML

Nome O nome do caso de uso. O atributo "Name" no elemento do modelo.
Breve Descrição Descrição resumida do papel e da finalidade do caso de uso. Valor rotulado, do tipo "texto curto".
Fluxo de Eventos Descrição textual do que o sistema faz com o caso de uso (não como os problemas específicos são solucionados pelo sistema). A descrição deve ser compreendida pelo cliente. Valor rotulado, do tipo "texto formatado".
Requisitos Especiais Descrição textual que reúne todos os requisitos do caso de uso como, por exemplo, os requisitos não funcionais, que são considerados no modelo de casos de uso, mas que precisam de atenção durante a fase de design ou de implementação. Valor rotulado, do tipo "texto curto".
condições prévias Descrição textual que define uma restrição do sistema quando o caso de uso inicia. Valor rotulado, do tipo "texto curto".
condições posteriores Descrição textual que define uma restrição do sistema quando um caso de uso estiver encerrado. Valor rotulado, do tipo "texto curto".
Pontos de Extensão Lista de locais contidos no fluxo de eventos do caso de uso, nos quais pode ser inserido um comportamento adicional com a utilização do relacionamento de extensão. Valor rotulado, do tipo "texto curto".
Relacionamentos Os relacionamentos, como associações de comunicação, relacionamentos de inclusão, generalização e extensão, dos quais o caso de uso participa. Adquiridas por um pacote limitado, por meio da agregação "possui".
Diagramas de Atividades Esses diagramas mostram a estrutura do fluxo de eventos. Os participantes são incluídos por meio da agregação "tipos" e "relacionamentos" em uma colaboração rastreada até o caso de uso.
Diagramas de Casos de Uso Esses diagramas mostram os relacionamentos que envolvem o caso de uso. Os participantes são incluídos por meio da agregação "tipos" e "relacionamentos" em uma colaboração rastreada até o caso de uso.
Outros Diagramas Outras ilustrações gráficas do caso de uso. Valor rotulado, de tipo não interpretado.

Breve Resumo Início da página

O template para uma Especificação de Caso de Uso contém as propriedades textuais do caso de uso. Esse documento é usado com uma ferramenta de gerenciamento de requisitos, como o Rational RequisitePro, para especificar e marcar os requisitos contidos nas propriedades do caso de uso.  

Os diagramas do caso de uso podem ser desenvolvidos em uma ferramenta de modelagem visual, como o Rational Rose. Um relatório de caso de uso (com todas as propriedades) pode ser gerado com o Rational SoDA.  

Para obter mais informações, consulte os mentores de ferramentas: Gerenciamento de Casos de Uso Usando o Rational Rose e o Rational RequisitePro e Criação de um Relatório de Caso de Uso Usando o Rational SoDA

Ocorrência Início da página

Os casos de uso são identificados e, possivelmente, delineados na fase de Iniciação para ajudar na definição do escopo do sistema. Os casos de uso relevantes para a análise ou o design arquitetural do sistema são descritos detalhadamente na fase de Elaboração. Os casos de uso restantes são descritos detalhadamente na fase de Construção.

Responsabilidade Início da página

Um especificador de requisitos é responsável pela integridade do caso de uso e garante que:

  • o caso de uso atenda aos requisitos (ou seja, descreva corretamente a funcionalidade relevante ao caso de uso, e apenas essa funcionalidade)
  • o fluxo de eventos seja compreensível e adequado à sua finalidade
  • os relacionamentos originados do caso de uso sejam justificados e se mantenham consistentes
  • o papel do caso de uso, no qual ele está envolvido em associações de comunicação, seja claro e intuitivo
  • os diagramas que descrevem o caso de uso e seus relacionamentos sejam compreensíveis e adequados à sua finalidade
  • os requisitos especiais sejam compreensíveis e adequados à sua finalidade
  • as precondições sejam legíveis e atendam à sua finalidade
  • as pós-condições sejam legíveis e atendam à sua finalidade

Recomenda-se que o especificador de requisitos responsável por um caso de uso também se responsabilize pelo pacote no qual ele está contido. Para obter mais informações, consulte Diretrizes: Pacote de Casos de Uso.

Adaptação Início da página

Decida em que extensão os Casos de Uso serão elaborados:

  • descrever apenas os principais fluxos?
  • descrever apenas os casos de uso mais importantes?
  • descrever as precondições e as pós-condições integralmente?

Alguns projetos aplicam os casos de uso informalmente para descobrir requisitos, mas documentam e mantêm esses requisitos em um outro formulário.  A maneira como você adapta os Casos de Uso pode depender do tamanho do projeto, da experiência, de seu conjunto de ferramentas, do relacionamento com o cliente e outros itens.  Consulte Diretrizes: Caso de Uso para obter instruções sobre como adaptar os Casos de Uso.  Documente as decisões de adaptação em Artefato: Guia de Modelagem de Casos de Uso.


Copyright  (c) 1987 - 2001 Rational Software Corporation


Exibir o Rational Unified Process usando quadros

Rational Unified Process