Voltar
30 out. 2019

Workshop Observatórios Costeiros no Brasil e no Mundo – 5 de novembro [+]

O Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, no dia 5 de novembro, o Workshop Observatórios Costeiros no Brasil e no Mundo. O evento contará com o lançamento do Portal Brazilian Sea Observatory (BSO) – Observatório do Mar – e é realizado em parceria com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), o Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC) da Universidade de Lisboa (IST) e a EnvEx Engenharia e Consultoria.

O Observatório do Mar é uma plataforma de visualização de dados in-situ e de sensoriamento remoto, de posições de navios em tempo real, e de resultados de previsão de modelos numéricos que está sendo desenvolvida com recursos do Copernicus Marine Environment Monitoring Service (CMEMS). Um sistema operacional de modelagem hidrodinâmica para a plataforma sudeste brasileira, focado inicialmente nas costas dos estados do Paraná e de Santa Catarina, foi implementado para fornecer resultados de previsão com alta resolução espacial.

Os resultados dos modelos hidrodinâmicos serão utilizados para a simulação sob demanda da trajetória de partículas lagrangeanas através de uma ferramenta que estará disponível no Observatório do Mar, permitindo, por exemplo, prever a dispersão de óleo em casos de derrame e auxiliar em ações emergenciais. A intenção é que no futuro o conjunto de modelos operacionais de alta resolução disponíveis no Observatório do Mar cubra toda a costa brasileira.

Além de apresentar o Portal Brazilian Sea Observatory (BSO) – Observatório do Mar, o workshop pretende divulgar os dados e produtos disponibilizados pela Copernicus Marine Service (CMENS) e os dados gerados regionalmente por meio de modelos matemáticos para a costa Sul-Sudeste do Brasil, assim como conhecer iniciativas semelhantes desenvolvidas no Brasil, na América Latina e na Europa e buscar potenciais colaborações e parcerias com instituições interessadas.

O workshop acontece no auditório da Funpar e as vagas são limitas.

Confira a programação completa e inscreva-se para o evento neste link.

Workshop Observatórios Costeiros no Brasil e no Mundo
Data: 05 de novembro
Horário: 8h às 18h
Local: Auditório da Funpar. Endereço: Rua João Negrão, 28 – Centro
Inscrições e programação completaaqui.

 

Fonte: Comunicação UFPR