15 jun. 2018
Projeto

Workshop “Implantação, Organização e Consolidação de Laboratórios na UFPR: da qualidade para a excelência”

Superintendente da FUNPAR, Prof. João da Silva Dias, apresenta palestra "Motivação e Procedimento para Organização Laboratorial"

Nos dias 11 e 12 de junho foi realizado nos campi Palotina e Toledo da UFPR o workshop “Implantação, Organização e Consolidação de Laboratórios na Universidade: da qualidade para a excelência”. O evento é um projeto piloto e foi promovido por iniciativa da FUNPAR e Agência de Inovação da UFPR. O principal objetivo do encontro é aumentar o controle e transparência dos laboratórios, fortalecendo a relação da UFPR com a sociedade. Além disso, o projeto também pretende motivar e contribuir com a organização formal dos laboratórios, oportunizando a captação de recursos financeiros para investimentos em Projetos de Desenvolvimento Institucional (PDI), bem como, Projetos de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação (PDCTI).

“Os dois workshops contaram com a participação de 38 técnicos e docentes que trabalham com pesquisa nos dois setores, o que certamente terá um excelente efeito multiplicador”, afirmou o Superintendente da FUNPAR, Prof. Dr. João da Silva Dias. Segundo Dias, eventos semelhantes serão realizados em diferentes as áreas da Universidade, colaborando para a organização formal dos laboratórios. O discurso é reforçado pelo parceiro do projeto, o Professor Dr. Carlos Itsuo Yamamoto, Diretor Executivo da Agência de Inovação da UFPR. “O propósito é fazer com que o número de laboratórios atuando em um modelo de excelência cresça”, garante Yamamoto. Segundo os organizadores, os conteúdos apresentados foram elaborados atendendo à legislação, tanto na formalização das parcerias, quanto na gestão laboratorial, controle e transparência – boas práticas necessárias para a captação e aplicação dos recursos.

AÇÃO – O workshop foi estruturado em duas etapas, no período da manhã com palestras e à tarde oficinas. Os encontros iniciaram com a palestra “Motivação e Procedimento para Organização Laboratorial” – ministrada pelo Professor Dr. João da Silva Dias. Durante sua apresentação, Dias elencou três etapas para o desenvolvimento institucional do laboratório: primeiro com a definição do negócio; seguido pela formalização do regimento; e finalizando com o desenvolvimento do plano de trabalho. Segundo ele, é fundamental identificar e realçar os objetivos estratégicos de cada laboratório para atender melhor suas finalidades e cumprir a missão institucional da universidade: ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Na sequência foi realizada a palestra “Gestão da Qualidade Laboratorial”, realizada pelo Professor Dr. Carlos Yamamoto. Em resumo, Yamamoto aborda uma sequência de boas práticas que vão colaborar para a conquista de certificações internacionais, requisito para se atingir o nível de excelência proposto no projeto. Já o período da tarde foi marcado por duas oficinas, a primeira com a temática “Elaboração de Regimento”, orientada pela advogada da FUNPAR, Marissol Drosdoski. Nesta etapa, os participantes receberam uma minuta de regimento, que deve ser adaptada à realidade de cada laboratório. O workshop finalizou com a oficina “Planejamento do Plano de Trabalho”, ministrada pela Analista de Projetos da FUNPAR, Libia Naico Baranhuk, com orientações para elaboração de projetos de PDI e PDCTI.