Voltar
21 out. 2019
Eficiência Energética

UFPR trocou mais de 30 mil lâmpadas convencionais por LED [+]

Em busca de reduzir o custeio com energia elétrica na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que representou cerca de R$13 milhões no ano de 2018 segundo Lei Orçamentária Anual, a instituição vem realizando a troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED. Durante o primeiro semestre deste ano, foram realizadas as substituições de 31 mil e 900 novas lâmpadas nos Campus Agrárias, Botânico, Centro, Juvevê e Politécnico.

Entre os benefícios de utilizar a lâmpada LED está a durabilidade. A expectativa de uso do produto é de 25 mil horas, o que em um ambiente com oito horas de luz ligada, como é o caso dos departamentos da Universidade, sua reposição é de, em média, cinco anos. Além disso, este modelo de lâmpada transforma quase 90% da energia em luz, ao contrário da convencional que converte apenas 5% da energia elétrica em luz.

A substituição dessas lâmpadas atende ao Projeto Prioritário de Eficiência Energética e P&D em que a UFPR faz parte e tem como objetivo economizar R$1 milhão por ano no custeio com energia elétrica. Os próximos setores que farão a mudança de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED estão localizados no Campus Politécnico, no setor de Ciências Biológicas e Usinas Piloto.

SOBRE O PEE
O Programa de Eficiência Energética – PEE é realizado pela Copel em atendimento à legislação vigente, que determina às concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica que apliquem o valor equivalente a 0,5% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento do programa, de acordo com o regulamento estabelecido pela ANEEL. O projeto em execução na UFPR foi selecionado na Chamada Pública Copel VPDE 001/2017 e está sendo realizado pela Universidade em parceria com a FUNPAR, com participação da Copel.

Confira o material na íntegra:

MKT Release: http://bit.ly/ufpr_troca_lampadas
Spot Rádio: http://bit.ly/spot_ufpr_troca_lampadas