Voltar
09 jan. 2019
Ciência & Tecnologia

UFPR terá certificação de desempenho energético em seus edifícios [+]

Na onda do desenvolvimento sustentável e melhor utilização da energia elétrica, medidas que geram economicidade são cada vez mais relevantes. Entre elas está a chamada “Etiquetagem de Edificações”, que tem como objetivo fomentar a redução do custeio com energia elétrica nos prédios públicos e/ou privados. No caso da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a ação vai ser realizada em um campus a ser definido e terá como propósito conscientizar a sociedade para o uso eficiente deste recurso. Esta implementação faz parte do projeto realizado na UFPR, o Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégia de P&D da UFPR, que é promovido pela Copel e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Utilizada desde 2003, a “Etiquetagem de Edificações” é executada pelo subprograma Procel Edifica, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. Sua finalidade é apresentar ambientes que tenham melhor desempenho energético por meio de classificações, como faixas coloridas que variam da mais eficiente (categoria A) a menos eficiente (de C até G), assim como ocorre com eletrodomésticos e até carros. A certificação é possível após inspeção de projeto e da edificação construída, comparando os consumos anuais de energia elétrica.

A certificação é emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No processo de acreditação é levado em conta a ventilação e iluminação do edifício, bem como sua estrutura externa, como cobertura e fachada, que podem ser qualificadas como mais ou menos eficientes. Para o consumidor esse também é um passo importante, já que edificações mais sustentáveis promovem menor consumo de energia elétrica, gerando economicidade na fatura de energia durante toda a vida útil do imóvel.

SOBRE O PEE
O Programa de Eficiência Energética – PEE é realizado pela Copel em atendimento à legislação vigente, que determina às concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica que apliquem o valor equivalente a 0,5% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento do programa, de acordo com o regulamento estabelecido pela ANEEL. O projeto em execução na UFPR foi selecionado na Chamada Pública Copel VPDE 001/2017 e está sendo realizado pela Universidade em parceria com a FUNPAR, com participação da Copel.