Voltar
29 set. 2017
UFPR

UFPR abrigará em breve a maior usina solar do Paraná

A instalação da usina é parte de um conjunto de projetos que inclui a troca de mais de 50 mil lâmpadas em vários campi da universidade, além de ações de monitoramento do consumo de energia.

Os painéis ocuparão uma área de quase 7 mil metros quadrados no Centro Politécnico, e foram elaborados por uma equipe multidisciplinar de professores da universidade e especialistas da FUNPAR.

A UFPR receberá também recursos da Copel que custearão a instalação de uma usina solar menor no Centro Politécnico, com 540 painéis fotovoltaicos, e a troca de 16 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e possuem vida útil maior. A economia anual, nesse caso, será de R$ 460 mil, a coordenação é do professor João da Silva Dias, do Departamento de Engenharia Elétrica.

Somando todos os projetos, a UFPR reduzirá quase R$ 1,5 milhão por ano, além de fomentar pesquisas em diversos departamentos da instituição. O projeto inclui a instalação de medidores em cerca de 100 edifícios do campus e o monitoramento do consumo de energia.

Além de gerar economia, o projeto visa ampliar as pesquisas e aplicações das energias renováveis, contribuindo socialmente e fomentando a sustentabilidade.

A expectativa é que a usina de energia solar entre em funcionamento até o fim de 2018.

Fonte: Rádio UNIFM