15 mar. 2017

Telessaúde melhora qualidade no atendimento hospitalar

Capacitar profissionais da saúde tem sido uma prática diária para a equipe do Telessaúde Brasil. O projeto funciona em nove Estados do País e fornece assistência a médicos e enfermeiros, com o apoio de uma plataforma on-line, que colabora no aprimoramento do diagnóstico dos usuários do SUS. No Paraná, o programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde; a Universidade Federal do Paraná; duas universidades estaduais e a FUNPAR.

Segundo o coordenador geral do Núcleo Universitário do Telessaúde da UFPR, Professor Dr. Rogério Andrade Mulinari, quem decide quando acionar a plataforma é o próprio profissional de saúde da Atenção Primária, que atua na ponta, no atendimento inicial ao paciente.

Na prática, os profissionais que trabalham como consultores são vinculados ao Hospital de Clínicas da UFPR. Essa equipe tem o prazo de 72 horas para emitir a orientação das demandas realizadas por meio plataforma on-line. Além disso, médicos e enfermeiros podem solicitar atendimento adicional, enquanto persistirem dúvidas.

Em Curitiba, o Hospital de Clínicas é o único que participa do projeto, que também funciona como sede clínica do projeto, devido à grande especialidade médica em seu quadro de funcionários.

Quer saber mais detalhes do projeto? Acesse o site telessaudepr.hc.ufpr.br e confira todas as informações!