Serviços

Home / Serviços / Cursos e Eventos

Cursos e Eventos

A Fundação organiza eventos de capacitação para setores da administração pública e privada. Veja nosso cronograma programado para o ano ou solicite um evento sob-demanda.  


Próximos Eventos

  • PROGRAMA EDUCAÇÃO NO AMBIENTE PORTUÁRIO

    09 a 13/12/2019

    O Programa Educação no Ambiente Portuário - PEP está estruturado de forma a oportunizar aos seus participantes a capacitação em temas que auxiliem o preparo e o desenvolvimento profissional.

    Voltado a comunidade de Paranaguá e demais municípios do litoral Paranaense, o PEP incentivará a participação de jovens, pessoas em busca do primeiro emprego ou reinserção no mercado de trabalho, mulheres, empregados do setor portuário, portadores de deficiência a buscarem conhecimentos diferenciados produzidos por profissionais vinculados a UFPR e FUNPAR.

    A prioridade deste Programa é estimular os interessados a descobrirem novas oportunidades profissionais e a contínua capacitação, como forma de desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao mercado de trabalho, totalmente sem custos aos participantes.

    O TERMINAL DE CONTÊINERES DE PARANAGUÁ S.A – TCP poderá adotar como prática, a divulgação de suas oportunidades de trabalho entre os participantes do PEP, favorecendo a real inserção no mercado de trabalho.

    DATA:

    09 a 13 de dezembro de 2019

    HORÁRIO:

    Das 8h30 às 12h30 e 14h às 18h

    MATRÍCULA

    * VAGAS ESGOTADAS - AGUARDE POR NOVAS TURMAS

    CONTEÚDO

    O Programa Educação no Ambiente Portuário – PEP está estruturado com 18 cursos em três pilares que procuram dar a dimensão dos treinamentos que serão ofertados:

    - PEP SHE-Q - Safety , Health, Environmental and Quality: Este pilar compreende a capacitação em temas relacionados as questões de Segurança, Gestão Ambiental e Qualidade procurando atualizar o participante que já atua no segmento ou despertar o interesse pelo tema em novos participantes estimulando-os a seguirem neste aprimoramento. Estão previstos os seguintes cursos:

    1. Agente de Segurança do Trabalho 2. Saúde Mental no Trabalho 3. Longevidade no Trabalho 4. Segurança do Trabalho: ênfase em segurança de instalações e serviços com eletricidade 5. Gestão Ambiental e de Resíduos Sólidos 6. Meio Ambiente, Ecologia e Sustentabilidade 7. Legislação e Licenciamento Ambiental 8. Gestão da Qualidade 9. Preparando o Agente de Qualidade

    - PEP Serviços e Atendimento: este pilar congrega os cursos voltados a algumas rotinas típicas do setor portuário visando a melhoria dos serviços e do atendimento prestado pelos trabalhadores do setor ou interessados em ingressar neste mercado. Os cursos que serão oferecidos são: 1. Noções Logística Portuária 2. Recursos Materiais e Patrimoniais 3. Noções de Importação e Exportação

    - PEP Institucional / Diversidade: este pilar está voltado principalmente aos jovens e pessoas em busca do primeiro emprego ou reinserção no mercado de trabalho, tratando de temas voltados ao ambiente de trabalho e a empregabilidade. Traz ainda cursos voltados a participação e o empoderamento da mulher no ambiente portuário. 1. Planejamento de Carreira e Empregabilidade 2. Comunicação e Apresentação Pessoal 3. Relacionamento Pessoal e Administração de Conflitos 4. Motivação 5. Homens e Mulheres no ambiente Portuário: cada um tem um papel definido? 6. Logística também é espaço para Mulheres

    CARGA HORÁRIA

    - PEP SHE-Q - Safety , Health, Environmental and Quality: 187 horas;

    - PEP Serviços e Atendimento: 70 horas;

    - PEP Institucional / Diversidade: 88 horas.

    METODOLOGIA

    Os cursos serão ofertados na modalidade presencial com aulas expositivas do conteúdo pelo professor, com participação e discussão junto aos participantes além de trabalhos individuais e /ou em grupo de acordo com a especificidade de cada curso. Para cada curso haverá o fornecimento de apostila correspondente ao conteúdo do treinamento.

    INSTRUTORES

    Os instrutores serão profissionais vinculados à UFPR ou consultores da FUNPAR com experiência no tema de cada treinamento e na prática pedagógica.

    VALOR:

    Gratuito

       
  • CURSO PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS

    24/08/2018

    Prover a audiência de informações básicas sobre as oportunidades, o planejamento, a implantação e monitoramento de Concessões e Parcerias Público privadas – PPP- visando sua consolidação em municípios, como uma forma lícita e regulamentada de melhorar a condição de governança urbana no atendimento dos serviços essenciais que impactam a melhoria da qualidade de vida da população.

    DATA
    24 de agosto de 2018
    MATRÍCULA
    >> Clique aqui e gere seu boleto
    CONTEÚDO

    - Introdução às PPPs/Concessões;

    - A Lei das PPPs e os desafios que ela veio enfrentar;

    - PPP e suas modalidades;

    - Requisitos para celebração das PPPs;

    - Sistema remuneratório nas PPPs: aportes e contraprestações;

    - O contrato de PPP e seus aspectos essenciais;

    - Licitação de PPPs, aspectos fundamentais;

    - Garantias nas PPPs;

    - Relacionamento com órgãos de controle – Tribunais de Contas/MP;

    - PPPs como prioridade na gestão pública. Pensamento de longo prazo;

    - Conhecimento sobre os processos de PPPs. Capacidade técnica das equipes;

    - Processos neurais na tomada de decisão. Gestão do tempo e resultado;

    - Comunicação com a sociedade. Contra argumentação aos antagonistas;

    - Governança em programas de Concessões e PPP;

    - Avaliação econômica e financeira de projetos de Concessões e PPP;

    - Financiamento de projetos de Concessões e PPP.

    CARGA HORÁRIA
    08 horas.
    METODOLOGIA
    O conteúdo será apresentado de forma expositiva. Exemplos práticos serão considerados nas explanações dos tópicos do curso. Será sistematizada a participação de todos.
    INSTRUTORES

    - BERNARDO GUIMARÃES

    Mestre e doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, Professor da PUCPR e advogado com experiência no setor de infraestrutura.

    - FRANCISCO ALPENDRE

    Executivo – Business Developer com formação jurídica - 12 anos de experiência em desenvolvimento de projetos, concessões e PPPs. Certificado internacionalmente em PPPs pela APMG e Banco Mundial – CP3P-F. Presidente e membro de conselhos municipais de PPPs, Mestre em Política Pública e Terceiro Setor.

    - MARCELO SPILKI

    Engenheiro Civil formado pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Engenharia pela UFRGS. Especialista em Business and Economy pela George Washington University (GWU), Estados Unidos. Cursando MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e London School of Economics and Political Science (LSE/UK). Auditor-Fiscal da Receita Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, com experiência em auditoria de obras e finanças públicas. Atua junto à Unidade Executiva de Concessões e PPP do Estado do Rio Grande do Sul.

    - MIRNA LUIZA CORTOPASSI LOBO

    Arquiteta e Urbanista formada na Universidade Federal de Minas Gerais.Especialista em Geoprocessamento pela UFPR e Aménagement du Territoire – Irfed – Paris. Mestre em Sistemas de Informações pela PUCCAMP. Doutora em Geografia pela UFPR. Professora Titular aposentada e pró-reitora da UFPR. Foi Gerente Nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no qual coordenou a implantação de tecnologias integradas. Atua com soluções de tecnologia e planejamento sustentáveis para municípios.

    VALOR
    R$390,00

saiba mais sobre nossos cursos in-company, solicite informações e orçamentos:

Nome

Empresa

E-mail

Telefone

Assunto

Mensagem


de satisfação
de nossos participantes

depoimentos de nossos clientes