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Cursos e Eventos

A Fundação organiza eventos de capacitação para setores da administração pública e privada. Veja nosso cronograma programado para o ano ou solicite um evento sob-demanda.  


Próximos Eventos

  • ATORES, COMPETÊNCIAS E INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA

    27/07/2017
    Apresentar aos participantes uma visão completa do quadro de atores envolvidos com o planejamento e gestão municipal, além de debater a regulamentação e aplicação dos instrumentos da Política Urbana ligados à gestão territorial como a transferência e outorga de potencial construtivo, zonas de especial interesse social e outros.
    DATA
    Dias 27 e 28 de julho de 2017.
    CONTEÚDO
    - Breve histórico da legislação urbanística e debate sobre a evolução dos conceitos de função social da cidade e da propriedade;

    - Quadro de atores federais, estaduais e municipais envolvidos no planejamento e gestão municipal, destacando suas competências e limites de atuação;

    - Aprofundamento sobre a legislação que direciona a regulamentação e aplicação dos Instrumentos da Política Urbana;

    - Apresentação e debate sobre casos práticos que ilustram os temas tratados durante o curso.

    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    O curso será ministrado através de palestras e debates, acompanhados de material didático em formato impresso e digital. Os temas propostos serão trabalhados através da legislação que os regulamenta e das mais recentes técnicas e metodologias utilizadas para sua implementação. Todos os temas serão ilustrados através de casos práticos e quando possível através de visitas de campo.
    INSTRUTOR
    GUILHERME KIRCHER FRAGOMENI

    Graduado pela Faculdade de Direito de Curitiba, é mestre em Diritto Ambientale Internazionale pelo SIOI/CNR de Roma-Itália e mestre em Gestão Urbana pela PUC/PR. Com mais de dez anos de experiência no planejamento e gestão territorial, já participou de planos e projetos em diferentes escalas para diversas regiões do Brasil, com foco nos aspectos jurídicos, institucionais e processos de participação pública. Atualmente, atua como consultor da Fundação da Universidade Federal do Paraná, sócio e consultor da Vertrag Planejamento Ltda e membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/PR.

    SOBRE O PROGRAMA
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  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA NAS PREFEITURAS

    09/08/2017
    Capacitar pessoas em administração estratégica – nos seus três níveis: planejamento; implementação; controle. Oferece a oportunidade para a troca de experiências profissionais entre os participantes, aprofundando o conhecimento das técnicas e práticas úteis para a elaboração do planejamento de curto, médio e longo prazos de uma prefeitura.
    DATA
    Dias 09 e 10 de agosto de 2017.
    CONTEÚDO
    - Definição de visão, missão e princípios;

    - Objetivos a serem atingidos no período do mandato, com subdivisão em metas anuais, mas extrapolando-os para um futuro mais distante;

    - Eixos estratégicos ao longo dos quais se desenvolverá a eficaz implementação dos objetivos de curto, médio e longo prazos;

    - Elaboração de um Plano Estratégico Municipal;

    - Desdobramento do PE em Planos de Ação e Orçamentação para cada área ou secretaria;

    - Planos de Implementação definindo quando se fará o que, quem, onde;

    - Sistemas de controle;

    - A Visão Sistêmica e a Dinâmica Urbana;

    - Instituição de uma “Unidade de Planejamento”.

    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    Apresentação eminentemente dinâmica e participativa das abordagens, técnicas e ferramentas de planejamento inseridas em um contexto de administração estratégica. A elaboração de um “protótipo” de Planejamento Estratégico fará com que os alunos exercitem o “passo-a-passo” da montagem do PE, visualizando todas as áreas da Administração Pública Municipal.
    INSTRUTOR
    ROMEU ROSSLER TELMA

    Doutor em Administração Estratégica pela Universidade de Mannheim – Mannheim, Alemanha. Mestre em Administração de Marketing, pela Ball State University, Muncie, Indiana, E.U.A. Bacharel em Administração Pública e de Empresas, pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Experiência Profissional nas áreas de administração pública e de empresas, pesquisas e análises de mídia e de mercado, atração de investimentos internacionais, consultoria em administração pública e empresarial, coordenação de missões internacionais, atração de investimentos, implantação de projetos industriais pelo BADEP e CIC. Professor Titular do Departamento de Administração da UFPR, nas disciplinas de Administração pública e de empresas, Marketing Industrial, Planejamento Estratégico, Administração Estratégica e Marketing Estratégico. Diretor da Intermanagement Consultoria – Empresa de consultoria em Projetos de Administração Pública e de Empresas, Administração Estratégica, Planejamento e Organizações. Especializada em projetos ambientais, de memória histórica, de reciclagem e energias renováveis, restruturação de empresas. Diretor Científico do ISAT – Instituto Superior de Administração e Tecnologia, especializado em projetos organizacionais e institucionais. Membro da System Dynamics Society, MIT Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, EUA. Domina verbal e gramaticalmente os idiomas estrangeiros: Inglês, Alemão, Francês, Espanhol e Italiano. Consultor do ISAT, FUNPAR, INTERMANAGEMENT e METAMIDIA.

    SOBRE O PROGRAMA
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  • ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, PROCESSOS E GESTÃO DE PESSOAS NAS PREFEITURAS

    24/08/2017
    Oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer as técnicas e práticas que são uteis para a elaboração do organograma de uma prefeitura com a definição de atribuições e responsabilidades de cada Unidade Organizacional. Demonstrar a aplicação de ferramentas de fluxograma para identificar os principais processos de uma prefeitura. Apresentar a importância da gestão de pessoas para que a prefeitura possa atingir os resultados previstos nos planos de trabalho do município.
    DATA
    Dias 24 e 25 de agosto de 2017.
    CONTEÚDO
    - Modelos de Organizações: Organogramas, Atribuições e Responsabilidades das Unidades e o Processo Decisório;

    - Gerenciamento por Processos: Macro fluxo de processos, Fluxograma de atividades;

    - Padronização de Processos e Documentos;

    - Gestão de Pessoas: Cargos, Carreira e Remuneração;

    - Concurso Público e Cargos em Comissão;

    - Capacitação e Treinamento de Pessoas;

    - Despesas com Pessoal;

    - Qualidade de Vida no Trabalho.

    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    O curso terá apresentação de técnicas e ferramentas de forma expositiva com apresentação de cases e exercícios como forma de praticar conceitos.
    INSTRUTOR
    JOEL SOUZA E SILVA

    Mestrado em Engenharia de Produção – UFSC. Especialização em: Desenvolvimento Organizacional – Poliedro/SPEI. Analise de Sistemas – FAE. Marketing Empresarial – UFPR. Ocupou os cargos de Diretor Geral da Secretaria de Estado da Administração do Paraná. Superintendente e Gerente de Departamento na COPEL. Chefe do Departamento de Administração Geral e Aplicada da UFPR. Coordenador do curso de Mestrado em Administração da UFPR. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal da UFPR. Membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE/PR. Professor Aposentado da UFPR lecionando 35 anos no curso de Administração. Prêmio Docência pelo CRA/PR na categoria 30 anos de magistério do Ensino Superior de Pós-Graduação atuando na UFPR e FAE. Atuação como Consultor de Gestão Pública desenvolvendo trabalhos na Prefeitura Municipal de São Paulo. Prefeitura Municipal de Curitiba. Prefeitura Municipal de Castro, Supremo Tribunal Federal, Tribunal de Contas de Estado do Paraná, Receita Federal 9ª. Região, Junta Comercial do Paraná e Consultor de Gestão Empresarial desenvolvendo trabalhos na indústria, comercio e serviços. Atualmente Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH/PR e Consultor FUNPAR, ISAT e MEREO.

    SOBRE O PROGRAMA
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  • PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL

    14/09/2017
    Introduzir os conceitos básicos, o modelo de funcionamento da gestão territorial municipal, e formas adequadas de utilização dos instrumentos de planejamento e gestão do território, associando a teoria a situações concretas comuns na gestão pública.
    DATA
    Dias 14 e 15 de setembro de 2017.
    CONTEÚDO
    - Contextualização e breve histórico do planejamento urbano no Brasil;

    - Fundamentos legais e institucionais da política urbana: Constituição Federal, Estatuto da Cidade, legislação estadual, municipal;

    - Funcionamento organizacional e processo de planejamento e gestão territorial: papel e articulação da câmara de vereadores, órgãos do executivo, conselhos e câmaras técnicas;

    - Plano Diretor: conteúdo, instrumento para a gestão pública e sua relação com a sociedade, processo de elaboração e implementação;

    - Outros instrumentos da política urbana: zoneamento e sistema viário, códigos legais, noções básicas dos instrumentos de indução do desenvolvimento urbano, de democratização da gestão territorial e de regularização fundiária.

    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    O curso terá apresentação de técnicas e ferramentas de forma expositiva com apresentação de cases e exercícios e debates como forma de praticar conceitos.
    INSTRUTORES
    LUIS HENRIQUE FRAGOMENI e MAURICIO ALEXANDRE MAAS

    Luis Henrique Fragomeni: Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal do Paraná, há mais de 40 anos trabalha na área de planejamento urbano. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Edimburgo – Escócia. Iniciou as atividades profissionais no IPPUC em 1974; em 1975 assumiu a coordenação de planejamento da prefeitura municipal de Foz do Iguaçu, Em 1981 ingressou na Empresa Brasileira de Transportes Urbanos EBTU; Em 1986 Exerceu a coordenação de regiões metropolitanos no Ministério  da Habitação Urbanismo e Meio Ambiente; Foi professor das disciplinas de Desenho Urbano e Planejamento Urbano e Regional do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR ; exerceu a  Presidência do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC –2006/2007); Desde 1991, é sócio diretor da Vertrag Planejamento Ltda, onde coordenou a elaboração de vários Planos Diretores Municipais, Planos Regionais como Estudo da rede urbana do Estado da Bahia, e de planos de  habitação como o de Florianópolis e de mobilidade. Participou da elaboração de planos ambientais e de projetos na escala do desenho urbano em São Luiz MA e o plano básico para a extensão da Cidade de Passo Fundo RS. Foi coordenador adjunto da equipe que elaborou, em 2002, a Política Urbana do Estado do Paraná e da equipe multidisciplinar responsável pela elaboração dos Planos de Desenvolvimento Regional do Estado do Paraná. Participou do Conselho Estadual das Cidades e como membro Sênior do Instituo Canadense para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, Vancouver Canada.

    Mauricio Alexandre Maas: Mestre em Psicologia pela UFPR, especializando-se na abordagem Análise Institucional do Discurso, com foco nas relações psicossociais. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná e Psicologia pela mesma universidade). Foi coordenador do Polo Curitiba do Curso de Especialização em Gestão Pública e Sociedade. É Professor do Curso de Especialização de Gestão Urbana e Direito à Cidade na Universidade Positivo. Presta consultoria em planejamento territorial, com experiência em coordenação de projetos, planejamento territorial participativo, ambiental, turístico e patrimonial, além de atuar como psicólogo institucional.

    SOBRE O PROGRAMA
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  • PLANEJAMENTO PLURIANUAL E ORÇAMENTO

    28/09/2017
    Apresentar e discutir conceitos e mecanismos de aplicação do Planejamento Plurianual e Orçamento Municipais, de forma acadêmica e prática. Oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer as técnicas e práticas que são uteis para a elaboração tanto do Planejamento Plurianual como do Orçamento de uma prefeitura.
    DATA
    Dias 28 e 29 de setembro de 2017.
    CONTEÚDO
    - Planejamento Plurianual;

    - Legislação básica

    - Conceitos, estrutura e conteúdo

    - Processo de Elaboração do Planejamento Plurianual

    - Diagnóstico da Situação do Município

    - Programas do Plano

    - Definição de metas e indicadores

    - Verificação da viabilidade do Planejamento

    - Preparação do Projeto de Lei do Plano Plurianual

    - Orçamento Municipal;

    - Legislação básica

    - Conceitos, estrutura e conteúdo

    - Processo de Elaboração do Orçamento Municipal

    - Princípios orçamentários

    - A Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO

    - A Lei Orçamentária Anual – LOA

    - Receitas e Despesas

    - Execução Orçamentária.
    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    O curso terá apresentação de técnicas e ferramentas de forma expositiva com apresentação de cases e exercícios como forma de praticar conceitos.
    INSTRUTOR
    CLAUDIO MIESSA RIGO

    Formado em Cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Especialista no Modelo Japonês de Administração de Negócios - Japan Productivity Center – em Tóquio, fez estágios nas áreas financeiras da Nippon Telegraph and Telecommunications – NTT – em Tóquio e no Ministério das Comunicações da França (PTT) – em Paris. Fez o Curso Strategic Planning da International School of Information Management - Santa Barbara Califórnia - on line. Na empresa Telecomunicações do Paraná S.A. – TELEPAR foi Diretor Econômico-Financeiro por 14 anos e Diretor de Relações com o Mercado. Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Administração da Cia. Telefônica de Paranaguá COTELPA; Diretor Administrativo-Financeiro da EDITEL Listas Telefônicas S.A. É Diretor Presidente do ISAT – Instituto Superior de Administração e Tecnologia. Na Universidade Federal do Paraná foi Professor, por 34 anos, de disciplinas de Administração Financeira em Cursos de Graduação e Pós Graduação (lato e strictu sensu); ocupou funções na área administrativa como docente: Coordenador do Curso de Administração, Coordenador da Área de Finanças do Departamento, Membro do Colegiado do Curso de Ciências Contábeis, Membro do Colegiado do Curso de Administração.

    SOBRE O PROGRAMA
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  • PLANO DE AÇÃO E INVESTIMENTOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

    12/10/2017
    Apresentar os conhecimentos de como os Bancos Multilaterais como Banco Mundial e Banco Interamericano – BID focam na avaliação de projetos sociais, de infraestrutura e de melhoria da gestão em seus financiamentos aos municípios.
    DATA
    Dias 12 e 13 de outubro de 2017.
    CONTEÚDO
    - Financiamentos Sociais/Setoriais;

    - Avaliação de projetos, financiamento multi obras, financiamentos setoriais;

    - Aspectos da melhoria da gestão vistos com maior ênfase pelos Bancos;

    - Apresentação de proposta de financiamento e aspectos relevantes a serem considerados;

    - Dados Financeiros sobre a capacidade de financiamento dos Municípios;

    - Elaboração de Plano de ação, Plano de monitoramento, Plano de aquisições;

    - A correlação com os Planos Plurianuais e o Orçamento Municipal.

    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    O conteúdo será apresentado de forma expositiva. Dar-se-á uma ideia bem precisa de quais os instrumentos de gestão, sua utilização e razão de ser utilizada pelos bancos. Exemplos práticos serão considerados nas explanações dos tópicos do curso. Será sistematizada as participação de todos através de comparações com a realidade dos participantes e seus municípios. Serão chamados a dar suas considerações, em grupos ou individualmente e suas opiniões de como poderia ser elaborada ações e outras estratégicas no município de origem.
    INSTRUTOR
    ROBERTO DIMAS DEL SANTORO

    Engenheiro Civil pela Universidade Mackenzie  - São Paulo Pós Graduação em Engenharia do Trabalho  pelo Instituto Jorge Duprat – Curitiba; Diploma de Estudo Superior Especializado – DESS em Gestão de Tecnologias do Meio Urbano Université du Technologie de Compiègne  França . Administração do Transporte Público - Instituto Mauá de Tecnologia -  São Paulo. STUDY TOUR sobre ”MUNICIPAL DEVELOPMENT FINANCE, as Experiência Espanhola, Finlandesa, Sueca e Holandesa sobre Fundos de Desenvolvimento” patrocinado pelo BANCO MUNDIAL. Contratado por diversas entidades Multilaterais e Bancos de Desenvolvimento como Consultor Autônomo nas áreas de infraestrutura básica, gestão de serviços públicos e avaliação da operacionalização da implementação de empréstimos no Brasil e em outros países tais como Angola, Argentina, Equador, Costa Rica, Vietnam, Bolívia, Honduras, El Salvador, Moçambique, Boznia & Herzegovina.  Professor convidado e palestrante em inúmeros Seminários sobre temas de planejamento e gestão urbana em Entidades nacionais e internacionais tais como PUC/PR, UNB, ESAF, IME, BID e Banco Mundial. Efetuou trabalhos como consultor autônomo para Estados e Prefeituras brasileiras na elaboração de proposta de Financiamento ou apoio técnico para as Missões de Bancos de Desenvolvimento Multilaterais em Prefeituras e Estados, tais como São Paulo capital, São José dos Campos, Paulínia, Goiânia, Curitiba, Guarapuava, Apucarana, Colombo, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Cascavel, Novo Hamburgo, Paraná Urbano, Estados do Amazonas, Santa Catarina, Pará e Ceará.  Atuou no IPPUC de 1987 a 1991, no acompanhamento, planejamento e implantação de diversas obras nas áreas de infraestrutura de transporte público e de meio ambiente, bem como nas áreas de Educação, Saúde, Criança e Adolescente. Aposentado pela Prefeitura Municipal de Curitiba em 2012. Diretor Técnico da EMOPAR – PR em 1982. Diretor Técnico do Serviço Social Autônomo Paranacidade de 1995 a 2002. Assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano - SEDU em abril de 2002 até dezembro do mesmo ano.

    SOBRE O PROGRAMA
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  • ATUAÇÃO DO CONTROLE INTERNO SOBRE AS LICITAÇÕES E CONTRATOS

    26/10/2017
    Demonstrar a importância da utilização de metodologias adequadas ao planejamento e controle das contratações públicas. Apresentar estruturação dos processos de pesquisa e definição de preços, quantidade e qualidade dos produtos e serviços. Apresentar as formas e os cuidados na escolha do fornecedor. Discutir a metodologia e formas de atuação do controle interno sobre as licitações e contratos administrativos. Discutir a responsabilização dos fornecedores e agentes públicos envolvidos no processo de compras, contratos, armazenamento e utilização de bens e serviços.
    DATA
    Dias 26 e 27 de outubro de 2017.
    CONTEÚDO
    - O planejamento como função pública;

    - O planejamento do controle;

    - Controle interno e missão frente às contratações públicas;

    - Autonomia institucional e colaboração com o Poder Legislativo e o Tribunal de Contas;

    - O planejamento das contratações públicas;

    - Diagnóstico das necessidades de contratação;

    - Definição das quantidades, qualidade, preços de produtos e serviços a comprar ou contratar;

    - Cuidados e controle do processo de seleção de fornecedores;

    - Metodologias e instrumentos de controle das licitações e contratos;

    - Responsabilidade pelas contratações: dos fornecedores, dos agentes públicos (membros da comissão de licitação, ordenadores de despesas, autoridades municipais).

    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    Distribuição de material didático, aulas expositivas, aplicação de exercícios práticos no contexto municipal.
    INSTRUTOR
    LAERZIO CHIESORIN JUNIOR

    Graduação em Economia - UFPR (1980), Especialização em Auditoria em Processamento de Dados – FAE (1981), Graduação em Direito – PUCPR (1987), Mestrado em Direito Administrativo – UFPR (2001), com a dissertação ‘A discricionariedade na execução do orçamento”. Ocupou os cargos de Auditor Fiscal da Receita do Estado do Paraná (1980-1994), Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (1994-2012), Consultor na Secretaria de Estado da Fazenda – PR (2013-2014) e Casa Civil – PR - (2015). Assistente de Coordenador dos Cursos de Especialização em Direito Empresarial e Direito Tributário da PUCPR (2001-2004). Professor na UNIBRASIL (2001-2005). Professor da Especialização em Direito Tributário e Processual Tributário da UP (2012-2015). Consultor da FUNPAR.

    SOBRE O PROGRAMA
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  • GESTÃO DE COMPRAS E LOGÍSTICA NA PREFEITURA

    09/11/2017
    Proporcionar visão das atividades ligadas à operação logística do município, envolvendo as aquisições, a organização dos almoxarifados e dos armazéns, o processo de distribuição de bens e serviços, e a redução de custos através de gerenciamento dos processos ligados à área.
    DATA
    Dias 09 e 10 de novembro de 2017.
    CONTEÚDO
    - Visão geral da logística no contexto municipal;

    - A cadeia de suprimentos;

    - Organização do setor;

    - As compras e Fornecedores;

    - Armazenagem e Gestão de Estoques;

    - Serviço ao cliente;

    - Localização de Estruturas de Distribuição;

    - O transporte;

    - Medidas de desempenho.

    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    O curso será desenvolvido através de aulas presenciais com slides, exercícios e cases. Haverá postila com o conteúdo e textos complementares.
    INSTRUTOR
    PAULO ROBERTO ROCHA KRUGER

    Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, formado no ano de 1976. Administrador de Empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, formado em 1974. Engenheiro de Segurança do Trabalho, pela Universidade Federal do Paraná e FUNDACENTRO, no ano de 1977. Professor aposentado da UFPR, onde lecionou por 37 anos na Curso de Administração, área de competência de Logística e Operações. Professor do MBA em Gestão Logística Universidade Federal do Paraná/CEPPAD. Professor do Curso de Especialização em Gestão Industrial e Negócios, Universidade Estadual de Londrina/CESAPÓS. Ocupou os cargos de Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal do Paraná. Diretor de Administração e Finanças da Fundação da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR. Diretor Geral da Secretaria de Estado da Administração e Previdência – SEAP. Diretor do Departamento Estadual de Administração de Material – DEAM. Diretor de Administração do Banestado. Presidente da Banestado S/A Reflorestadora. Gerente da Divisão de Patrimônio, Engenharia e Serviços do Banestado Assessor da Presidência do IPPUC de 1993 a 1994. Diretor do Departamento de Economia da Secretaria Municipal do Abastecimento da Prefeitura de Curitiba de 1989 a 1992. Consultor da FUNPAR – 2017.

    SOBRE O PROGRAMA
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  • MARKETING E COMUNICAÇÃO PARA PREFEITURAS

    23/11/2017
    Apresentar as principais ferramentas do marketing permitindo sua aplicação na Gestão Municipal, facilitando a elaboração de Estratégias e Programas de marketing que solucionem diversos problemas concretos de cada cidade, trazendo benefícios imediatos para sua população.
    DATA
    Dias 23 e 24 de novembro de 2017.
    CONTEÚDO
    - Conceitos Fundamentais de Marketing;

    - O Sistema e o Ambiente de Marketing;

    - Sistemas de Informação de Marketing;

    - Marketing para o Setor Público;

    - Aplicações Práticas: Marketing Interno, Pesquisa de marketing, Planejamento participativo, Comunicação Integrada.

    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    O curso terá apresentação de técnicas e ferramentas de forma expositiva com apresentação de cases e exercícios como forma de praticar conceitos.
    INSTRUTOR
    ZAKI AKEL SOBRINHO

    Graduado em Administração pela UFPR. Mestre em Administração pela UFRJ. Doutor em Administração pela USP.  Ocupou os cargos de Professor Titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada, Setor de Ciências Sociais Aplicadas – SA/UFPR (desde 1984 até janeiro de 2017) atuando nos curso de Graduação , Mestrado e Doutorado em Administração, além dos cursos de Especialização e MBA’s . Coordenador do Curso de Graduação em Administração /UFPR. Diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas /UFPR. Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças/UFPR. Reitor da Universidade Federal do Paraná. Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC). Presidente do Conselho Diretor da Fundação da Universidade Federal do Paraná – FUNPAR · Presidente da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético / RIDESA (Coordenador do Comitê Gestor do Fórum Paranaense de Educação. Presidente do Grupo Tordesilhas (formado por Universidades da Espanha, Portugal e Brasil). Coordenador da Comissão de Orçamento da ANDIFES. 1º Vice-Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior –ANDIFES. DISTINÇÕES RECEBIDAS Comenda “Ordem do Mérito do Comércio do Paraná” – FECOMÉRCIO (2013). Prêmio Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração – Categoria Profissional do Ano (2012) Certificado de Reconhecimento – Membro Honorário do Núcleo de Empresas Juniores (NEJ) – UFPR (2012). Grã-Cruz da Ordem Estadual do Pinheiro – Governo do Estado do Paraná (2012). Prêmio Novo Líder – Fórum de Líderes Empresariais (2011). Prêmio Administrador de Destaque 2009, Conselho Regional de Administração do Paraná (2009). 3º lugar do VI Prêmio Excelência em Varejo, PROVAR- FEA-USP (2001).

    SOBRE O PROGRAMA
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  • GOVERNANÇA PÚBLICA: COMO MELHORAR O CONTROLE INTERNO DO SEU MUNICÍPIO?

    07/12/2017
    Definir a função e abrangência da governança pública no âmbito do município. Associar os instrumentos de planejamento da gestão pública ao princípio da governança pública e segregação de funções. Discutir a competência e o alcance dos princípios de governança e controle interno municipal. Estabelecer o nível de responsabilidade da governação pública municipal. Demonstrar a importância do controle interno e sua relação com o controle externo. Apresentar a estrutura de governança pública para viabilizar e implementar o controle interno em municípios de pequeno, médio e grande porte.
    DATA
    Dias 07 e 08 de dezembro de 2017.
    CONTEÚDO
    - Controle Interno, Controladoria, Governança Pública Municipal; - Princípios da Governança Pública; - Funções, responsabilidades, atividades e relevância do Controle Interno; - Integração dos princípios de Governança Púbica entre Controle Interno e Externo; - Instrumentos e normatização do Controle; - Recursos necessários para implementar Controle Interno ou Controladoria; - Estrutura de Governança Pública alinhada ao Controle Interno adequado com tamanho do município; - Elabora projeto de Governança Pública com ênfase na criação do Controle Interno Municipal; - Construir o anteprojeto de lei para ser apreciado pela Câmara de Vereadores do Município.
    CARGA HORÁRIA
    16 horas.
    METODOLOGIA
    Distribuição de material didático, aulas expositivas, aplicação de exercícios práticos no contexto municipal.
    INSTRUTOR
    BLENIO PEIXE Graduação em Ciências Contábeis - UFPR (1984), Mestrado em Ciências Contábeis - UERJ/FGV (1995), Doutorado em Engenharia de Produção - UFSC (2014) e Doutorado em Ciências Empresariais- UMSA (2005). Exerceu as funções: Chefia do Departamento Ciências Contábeis -UFPR, Diretor de Contabilidade e Finanças - UFRR, Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR. Coordenou Curso de Graduação em Ciências Contábeis e Diversos Cursos de Pós-Graduação lato Sensu - UFPR. Elaborou o projeto/proposta p/criação do Mestrado em Ciências Contábeis-UFPR/SCSA (aprovado/2004 pela CAPES). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Formulação e Gestão de Políticas Públicas. Publicou diversos artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Liderou a coordenação e organização das publicações de 9 Livros/área das finanças públicas e 20 capítulos de livros. Publicou 1 Livro sobre Finanças Públicas - controladoria governamental. Atualmente é Professor do Curso de graduação em Ciências Contábeis e Mestrado/Doutorado em Contabilidade, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade - UFPR, Membro Titular do CEPE / COUN / UFPR, Pesquisador com projeto aprovado pelo CNPq. E atua nas áreas da(s): Finanças Públicas, Contabilidade Pública e Contabilidade Gerencial.
    SOBRE O PROGRAMA
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