Voltar
14 ago. 2015
Gestão de Projetos

Prefeitura de Castro e Funpar dão início aos trabalhos para elaboração do Plano de Mobilidade

Após a assinatura de contrato para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, revisão do Plano Diretor, Plano de Mobilidade e o Plano Municipal de Turismo, a Prefeitura de Castro e Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) deram início nesta semana aos trabalhos de desenvolvimento do Plano de Mobilidade. O trabalho iniciou com reuniões técnicas entre as equipes de trabalho, composta por profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e da Funpar, assim como treinamento de profissionais que trabalharão em campo.

Na manhã de quinta-feira (13), na Prefeitura, houve reunião entre integrantes da equipe técnica da Funpar e Prefeitura, o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, capitão Marcelo Moreira Só; 1º sargento do Corpo de Bombeiros de Castro, Jefferson Banks; chefe da Ciretran de Castro, Isabela Bueno de Magalhães; e da Guarda Municipal, Salete Braga. Na ocasião, foram discutidas questões referente a trânsito e o apoio que a Funpar necessitará no repasse de informações destes órgãos necessárias para a elaboração do Plano.

Pela Funpar, participam do desenvolvimento do Plano de Mobilidade, Anive Soares e Rosângela Battistela. Anive explica que o trabalho de campo inicia nesta sexta-feira (14), com a contagem volumétrica de tráfego, para identificar os horários de pico na cidade. Depois, haverá ainda pesquisa de contagem classificatória de veículos, para verificar o comportamento da circulação viária em determinados locais da cidade, considerando os locais que precisam de atenção especial. A pesquisa que subsidiará a elaboração do Plano incluirá ainda a avaliação das condições gerais de pavimentação, calçada, ciclovia, transporte coletivo, fiscalização de trânsito e gestão de mobilidade. “Com isso teremos dados que permitam definir o cenário atual, visando uma futura melhoria. Neste sentido, o marco referencial seria a programação de ações emergenciais para solucionar os problemas urgentes de mobilidade urbana e rural”, destaca. O Plano de Mobilidade, afirma Anive, conversará com o Plano Diretor.

Em breve também a Prefeitura e Funpar vão promover audiência pública para apresentar à população os detalhes sobre a elaboração dos Planos. “Após este encontro de apresentação, futuramente serão realizadas audiências referentes a cada Plano, para que a população possa apresentar propostas e sejam divulgados os diagnósticos referentes a cada estudo”, complementa Anive.