Voltar
06 ago. 2015
Gestão de Projetos

Prefeitura de Castro e Funpar assinam contrato para desenvolvimento de diversos planos municipais

Foi assinado na tarde de quarta-feira (5), pelo prefeito Reinaldo Cardoso e o diretor da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Hamilton Costa Junior, contrato para o desenvolvimento do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, revisão do Plano Diretor, Plano de Mobilidade e o Plano Municipal de Turismo. A elaboração destes planos atende a legislações municipais, estaduais e federais.

A assinatura foi acompanha pelos secretários municipais e equipe da Funpar. Na ocasião, representantes da Funpar apresentaram o cronograma de atividades, as etapas de trabalhos que serão realizadas para a elaboração dos plano e as diretrizes de trabalho. A previsão é que todos os planos sejam entregues em março de 2016. “Boa parte do que for definido nos planos não será possível colocar em prática ainda nesta gestão. Mas, ficamos contentes porque deixaremos um legado muito importante para a próxima administração. Serão diretrizes, rumos e ações que deverão ser adotadas para organizar a cidade e promover seu desenvolvimento de forma saudável, garantindo a qualidade de vida da população”, frisa o prefeito Reinaldo Cardoso.

Na ocasião, Luiz Henrique Fragomeni, integrante da equipe de trabalho da Fundação, explicou que o primeiro plano que começará a ser desenvolvido será o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, seguido pelos trabalhos de revisão do Plano Diretor. “O Plano Diretor, por sua vez, fornecerá as bases para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade e, por fim, o Plano Municipal de Turismo”, afirmou. O diretor da Funpar, por sua vez, ressaltou a importância dos trabalhos. “É necessário o desenvolvimento dos Planos, que devem não apenas atender à lei, mas também estarem adequados aos aspectos do município, atendendo à sua realidade”, completa.

O vice-prefeito e secretário municipal de Gestão Pública e de Planejamento, Marcos Bertolini, ressaltou ainda que o município já desenvolveu em parceria com a Funpar o Plano Estratégico de Ocupação Territorial de Castro (Peot), que cria diretrizes para a estruturação de um modelo de ocupação do solo em médio e longo prazos, e que será fundamental para o funcionamento eficaz e eficiente dos serviços e da infraestrutura urbana, como também, para preservação da integridade do tecido urbano, do ambiente e da paisagem.

Sobre o Plano Municipal de Turismo, Ana Farias, da Funpar, salientou que ele incluirá a elaboração do Inventário da Oferta Turística de Castro, que consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo. “O projeto incluirá a visita aos atrativos e o levantamento de todas as informações referentes ao setor turístico. Estas informações vão alimentar um sistema, que poderá ser disponibilizado ao público”, expõe. O inventário também servirá como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

Fonte: Prefeitura Castro