09 nov. 2018

PEE Copel prevê melhoria no consumo com energia elétrica

Pelas tomadas e interruptores elétricos escoam parte significativa dos recursos das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. Segundo dados da Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação, o pagamento de energia elétrica é o terceiro maior gasto das universidades públicas federais. Para se ter uma ideia do montante, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) destinou R$ 12,6 milhões do orçamento de 2017 para custeio de energia elétrica, o que representou a segunda maior despesa da instituição ao longo do ano.

Para tornar o consumo de energia elétrica mais eficiente, reduzindo os custos do cliente, a Copel está realizando na UFPR o Programa de Eficiência Energética – PEE. O projeto prevê a substituição de lâmpadas convencionais por LED; implantação de painéis solares para produção da própria energia a ser consumida pela universidade; além de exigir que sejam realizadas atividades educativas junto ao público-alvo da ação. Esse é o caso da UFPR, que foi selecionada para participar da Chamada Pública VPDE 001/2017 da Copel, cujo recurso para execução do projeto é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A expectativa é de que a universidade economize cerca de R$ 1 milhão por ano com as iniciativas.

Entre consequências positivas do projeto está a implantação do curso de especialização em Energias Renováveis e Eficiência Energética da UFPR. O objetivo acadêmico é envolver estudantes de mestrado, doutorado e pós-dourado no programa, contribuindo com o PEE, fomentando a pesquisa e inovação na UFPR.

SOBRE O PEE – O Programa de Eficiência Energética – PEE é realizado pela Copel em atendimento à legislação vigente, que determina às concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica que apliquem o valor equivalente a 0,5% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento do programa, de acordo com o regulamento estabelecido pela ANEEL. O projeto em execução na UFPR foi selecionado na Chamada Pública Copel VPDE 001/2017 e está sendo realizado pela universidade em parceria com a FUNPAR.

Para visualizar melhor acesse: http://bit.ly/copel_ufpr_melhoria

Para ouvir acesse: http://bit.ly/spot_copel_UFPR_melhoria