02 jul. 2015

Notícia durante o treinamento Funpar.

Apoiar a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma missão cumprida à risca pela Funpar (Fundação da Universidade Federal do Paraná). No dia 15 de abril de 2015, são exatos 35 anos de intensa parceria com a Universidade, atuando na gestão de projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional. Ao todo, mais de 4 mil projetos desenvolvidos pela UFPR já foram administrados pela Fundação, o que permitiu o avanço científico e tecnológico da Universidade, elevando a qualidade do ensino e, por consequência, a formação de novos profissionais.

Há 35 anos seis instituições reuniram forças para criar a Funpar e registrá-la como Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos. Diferente de outras Fundações, além da UFPR, a Funpar também foi instituída pelas Federações da Agricultura, Comércio e Indústria; pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e pelo extinto BADEP (Banco de Desenvolvimento do Paraná). Essas organizações possuem representantes no Conselho Diretor da Funpar, com exceção do BADEP, que em 1991 iniciou o processo de liquidação.

Legenda da imagem.

Ao longo do tempo, a Funpar consolidou-se como uma parceira estratégica, por conta de suas características administrativas e legais que permitem a composição de arranjos modernos, compatíveis com a velocidade da produção do conhecimento científico e tecnológico. Com agilidade, flexibilidade e competência, a Fundação articula os segmentos acadêmico, empresarial e governamental, contribuindo para uma maior integração entre a universidade e comunidade.

Reconhecida como instituição de utilidade pública por decreto federal, estadual e municipal, a Funpar também possui registro no Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT), como Fundação de Apoio, além de ser credenciada pelo CNPq para agilizar a importação de produtos de projetos de pesquisa. Dessa forma, a Funpar constituiu-se referência no Brasil no setor em que atua, colaborando para elevar a um patamar internacional as atividades desenvolvidas pela UFPR, aos moldes das mais modernas instituições de ensino do mundo.

INÍCIO – Quando a Funpar iniciou suas atividades, a estrutura da Fundação era inexistente. Por isso, a UFPR emprestou um imóvel, para ser usado como sede, na Rua General Carneiro, 390, até materiais de escritório, como armários, arquivos, cadeiras, máquinas de calcular e escrever, também foram cedidos.

A segunda sede da Fundação foi um imóvel alugado na Rua Alberto Folloni, 41 – no bairro Ahú. Em 1992, a Fundação adquiriu sua primeira sede própria, chamada de Casa Amarela, na Rua XV de Novembro, 1.457 – no Centro de Curitiba, próximo à Reitoria da UFPR. Com o desenvolvimento da Fundação, imóveis adjacentes foram sendo locados, para servir de local de trabalho. Até que em 2004 foi adquirido o prédio que é utilizado como a atual sede administrativa da Funpar, na Rua João Negrão, 280. Mas somente em 2005, após uma reforma que modernizou a estrutura, o prédio foi inaugurado com o nome de Ocyron Cunha, em homenagem ao Reitor da UFPR (gestão 1978-1980) que criou a Fundação.

CENÁRIO ATUAL – Em 2015, ao completar 35 anos, a FUNPAR continua trabalhando intensamente para atender as demandas da Universidade. Atualmente estão em vigência, 409 projetos executados sob a gestão administrativa, técnica e financeira da Fundação, em apoio à Universidade Federal do Paraná.

Os investimentos também continuam, com a modernização da estrutura organizacional, desenvolvimento de ações para aprimoramento do clima interno. No relacionamento externo a Funpar tem procurado aprimorar constantemente a qualidade do serviço ofertado, implantando sistemas informatizados, para dar maior agilidade e transparência em todos os processos.