Voltar
24 nov. 2017
Oportunidade

MCTIC lança edital de R$ 1,5 milhão para apoiar a inserção de pesquisadores em empresas incubadas

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou chamada pública no valor de R$ 1,5 milhão para apoiar a inserção de pesquisadores nas empresas tecnológicas. O objetivo é fomentar projetos de pesquisa em empresas privadas que são vinculadas a incubadoras em operação ou que estejam em processo de obtenção da certificação Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos).

“É um projeto-piloto”, explicou o diretor do Departamento de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do MCTIC, Jorge Mario Campagnolo. “Comumente, a gente aporta recursos para a gestão de incubadoras. Agora, estamos investindo num programa que vai apoiar a empresa lá dentro da incubadora.”

Segundo Campagnolo, a ideia é que as empresas ainda em desenvolvimento contratem bolsistas qualificados, como especialistas, metres e doutores, para agregar valor a processos e produtos. “A gente espera apoiar pelo menos 25 projetos. Queremos dar mais apoio às empresas que são fortemente de base tecnológica e que têm dificuldade de agregar pessoas qualificadas para melhorar seus produtos e processos. Essas empresas precisam de apoio qualificado.”

A chamada foi lançada pelo MCTIC por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Incubadoras nacionais

Atualmente, cerca de 400 incubadoras de base tecnológica e 30 parques tecnológicos estão em operação no país. Outros 80 parques estão em processo de implantação. “O movimento é muito forte e mostra que é realmente importante incentivar esses ambientes”, disse Campagnolo.

Clique aqui para acessar o edital.

Fonte: MCTIC