05 maio. 2020
ADM

Professores e alunos da UFPR criam cartilha sobre como produzir máscara caseira

Desde o início do mês de abril o uso da máscara caseira é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. A medida tem objetivo de evitar que os dados da COVID-19 aumentem no país e que as máscaras profissionais sejam destinadas apenas aos trabalhadores da área da saúde.

Pensando em esclarecer dúvidas sobre o tema, já que muitas pessoas têm dificuldade para adquirir e usar as máscaras, um grupo de alunos do curso de Design Gráfico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu uma cartilha ilustrada com a maneira correta de confecção, uso e higienização de máscaras caseiras.

A iniciativa, coordenada pelas professoras Juliana Bueno e Kelli Smythe, do Departamento de Design da UFPR, apresenta três formas de confecção de máscaras caseiras: de pano sem costura, de pano com costura e com bolso para filtro extra.

Vale ressaltar que em Curitiba o uso de máscara já é obrigatório em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, inclusive no transporte público, táxis e carros de aplicativo.

Lembre-se: mesmo com uso das máscaras, as medidas de proteção individual, como lavagem das mãos com água e sabão e o uso do álcool 70% em gel devem ser mantidas!

• Confira a cartilha clicando aqui