15 mar. 2018
ADM

FUNPAR finaliza mais um trabalho de consultoria

Da Esquerda para Direita: Prof. Marcelo Gechele Cleto – Diretor de Programas FUNPAR, Dr.Márcio Artur de Matos – Prefeito Municipal de Telêmaco Borba - PR, Rubens José Quintiliano Filho – Secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Telêmaco Borba - PR.

A FUNPAR encerrou as atividades do contrato firmado com a Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba para a Revisão do Plano Diretor Municipal, elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, Revisão da Planta Genérica de Valores e a Elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana. Mais de 20 profissionais foram envolvidos ao longo de 2017 para a execução dos trabalhos.

A entrega oficial dos produtos finais da Consultoria foi realizada no dia 7 de março, em reunião no Gabinete do Prefeito Márcio Artur de Matos. Na ocasião, o Prefeito e o Secretário de Planejamento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Sr. Rubens José Quintiliano Filho, reconheceram o trabalho desenvolvido pela FUNPAR e a necessidade do Planejamento como ferramenta para a gestão.

Confira os serviços realizados:

1. Plano Diretor Municipal, coordenado pelos arquitetos Luis Henrique Fragomeni e Mauricio Mass. O documento orienta a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município. Nele são indicados os cenários atual, tendencial e desejável; as estratégias e Diretrizes de Intervenção previstas. São propostas Leis como a Lei do Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Lei de Parcelamento, Lei de Perímetro Urbano, Código de Obras, dentre outras e definido um Plano de Ação com as ações e os projetos prioritários, tendo em vista a implementação do Plano Diretor Municipal e sua integração com os demais Planos em desenvolvimento
  2. O Plano de Mobilidade, coordenado pela arquiteta Anive Alcantara Soares. É um instrumento da que visa integrar os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do município devendo estar integrado ao Plano Diretor. Assim, o Plano apresenta os cenários, estratégias e intervenções para o município, as minutas de Lei da Mobilidade, do transporte coletivo privado de fretamento, do transporte coletivo de passageiros, do transporte de bens, mercadorias e serviços e do transporte escolar e o Plano de Ação
  3. O Plano de Arborização Urbana, coordenado pelo Biólogo Márcio Bittencourt contemplou o diagnóstico, planejamento da arborização urbana, diretrizes, ações e manejo para arborização viária, praças, bosques nativos relevantes, um banco de dados e legislação específica.
  4. A Planta Genérica de Valores, coordenada pelo Engenheiro Civil Rubens Soffiatti contemplou o diagnóstico da gestão tributária imobiliária do município, a legislação tributária e os procedimentos adotados na avaliação dos valores venais. Com isso foi proposto um método para a elaboração da Planta de Valores de terrenos e edificações e para a definição de novos critérios de cálculo para a avaliação dos valores venais.