Voltar
04 mar. 2020
Gestão de Projetos

FUNPAR e UFPR firmam contrato com Governo do Paraná para Concurso da Polícia Militar 2020

A FUNPAR e a UFPR firmaram nesta terça-feira (03), junto com o governo do Paraná, o contrato que autoriza a Fundação a realizar o concurso público para policiais e bombeiros militares. Ao todo serão selecionados 2.400 novos servidores para o Estado, sendo 2 mil soldados para a Polícia Militar e 400 soldados para o Corpo de Bombeiros.

A previsão é de que o edital seja lançado em dez dias úteis após a publicação do contrato no Diário Oficial. As provas devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2020 em diferentes cidades do Paraná. Em relação ao número de inscritos, a expectativa dos organizadores é de que 150 mil pessoas participem do concurso, número 20% maior do que o último certame realizado em 2013.

O evento de assinatura do contrato foi realizado no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a presença do reitor da UFPR e presidente do Conselho Diretor da FUNPAR, Ricardo Marcelo Fonseca; da vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz; do Diretor Superintendente da FUNPAR, João da Silva Dias; e do Diretor de Administração e Finanças da FUNPAR, Enio Ponczek. Também participaram do evento, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; o vice-governador, Darci Piana, e secretários de Estado.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que o certame será um grande desafio para a instituição, pois a logística do concurso equivale a aproximadamente quatro vestibulares. “Daremos conta da melhor maneira possível, certamente contribuiremos com credibilidade e expertise”, afirmou o reitor.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, ressaltou que o reforço no quadro de profissionais da segurança pública é uma ação prioritária e estratégica do Estado. “Não se faz segurança pública sem a presença física, sem a força e o preparo dos policiais”, explicou o governador. “Damos início ao concurso para ter um contingente adequado para atender a população”, concluiu Ratinho Junior.