23 jan. 2020
ADM

FUNPAR é sede de Encontro de Dirigentes associados aos CONFIES – Região Sul [+]

Na última sexta-feira (17), a FUNPAR sediou a reunião de dirigentes das fundações de apoio da Região Sul associadas ao CONFIES, Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia. O encontro tratou de temas importantes, como a proposta do programa FUTURE-SE e seus impactos no desenvolvimento das universidades federais; a lei dos fundos patrimoniais, e as novas possibilidades de investimentos em pesquisa e inovação; a continuidade dos trabalhos de autorregulação com a participação da Controladoria Geral da União e a aproximação com os demais Órgãos de Controle para uma gestão transparente e eficiente dos recursos para pesquisa no país.

Além de debater os temas destacado acima, o professor João Dias também destaca a importância da aproximação entre as fundações. “Além de construir a pauta da reunião nacional, há sempre a troca de boas práticas, que é o que temos buscado, junto ao Peregrino na presidência do CONFIES Nacional, reunindo as boas práticas que temos pelo Brasil e uma aproximação com os órgãos de controle, visando dar transparência e controle de nossas ações”.

Confira na íntegra a entrevista realizada na rádio UNIFM 94,5 – emissora da FUNPAR, sobre o encontro.

O CONFIES agrega e representa quase uma centena de fundações que prestam apoio a projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação das Universidades e dos Institutos de Pesquisa em todo o território nacional.

PARTICIPANTES – Estavam presentes na reunião o presidente do CONFIES, professor Fernando Peregrino, o superintendente da FUNPAR, professor doutor João Dias, e também o assessor jurídico da Fundação, Dr. André Feofiloff, além dos representantes da FUNTEF, Humberto R. Gamba e Patricia Morkrzycki da FUNTEF, da FABEU, Gilberto Vieira Ângelo, da FAURGS, Aristeu Jorge dos Santos, da FEESC, Raul Valentim da Silva, da UNISELVA, Sandra M. Coelho Martins, da FEPESE, Mauro dos Santos Fuiza, os representantes da FUPEF, Alexandre França Tetto, Felipe Kelly Kuroski, Joélcio Leiria Gonçalves, Sandro J. A. Bittencourt e Jorge L. M. De Matos, e também o representante da FAI-UFSCAR, Ednaldo B. Pizzolato.