03 maio. 2016
Gestão de Projetos

FUNPAR apresenta Plano Turístico de Castro para comunidade

A FUNPAR entregou para a Prefeitura de Castro o Plano de Desenvolvimento Turístico, em uma audiência pública no dia 28 de março. O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal e contou com a presença de mais de 100 pessoas. O produto tem como objetivo fomentar a atividade turística e faz parte de três ações integradas desenvolvidas pela Fundação, necessárias para o crescimento sustentável da cidade, são elas: Plano de Desenvolvimento Municipal; Revisão do Plano Diretor Municipal; e Plano de Mobilidade.

Durante a cerimônia, o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, recebeu o projeto das mãos do consultor da FUNPAR para o Plano de Turismo, Taco Roorda. “Foi um trabalho árduo para chegar até aqui, muitos meses de pesquisa para deixar esse estudo o mais completo possível e o mais adequado para o nosso município”, explicou o prefeito. “Esses planos são a alavanca do crescimento para os próximos dez anos”, completou Cardoso. Ele também agradeceu a equipe de servidores municipais envolvida no projeto e, principalmente, a consultoria da FUNPAR, ressaltando a elevada qualidade técnica do trabalho desenvolvido pela Fundação.

Na sequência, os consultores FUNPAR Luiz Henrique Fragomeni e Mauricio Mass começaram as apresentações das propostas dos planos, tendo como presidente da mesa o vice-prefeito de Castro, Marcos Bertolini. Cada proposta foi explicada em detalhes pelos consultores da Fundação. Algumas alterações foram sugeridas pelo público presente e colocadas em votação. Após 5h30min de audiência, o pacote contendo todos os planos foram aceitos pela população e agora serão encaminhados à Câmara de Vereadores, onde passarão por discussões e aprovações. A finalização e entrega dos produtos deve ocorrer até o final de maio deste ano.

CONSULTORIA – A FUNPAR está desenvolvendo em Castro três planos integrados essenciais para o desenvolvimento ordenado e sustentável do município. São eles:

1)      Plano de Desenvolvimento Municipal: envolve três etapas, a primeira a avaliação do cenário municipal; a segunda a definição de cenário desejável e diretrizes; e a última a elaboração do Plano de Desenvolvimento Municipal.

2)      Revisão do Plano Diretor Municipal: avaliação e revisão do plano de 2006. Foi executada em quatro etapas, iniciando com a avaliação do plano diretor vigente; seguindo para a identificação do cenário atual e tendencial; passando para a definição de cenários desejáveis e diretrizes; finalizando com as propostas.

3)      Plano de Mobilidade: tem como objetivo promover a acessibilidade e qualificar as condições urbanas de mobilidade incluindo o transporte não motorizado (pedestres, ciclistas, veículos de propulsão humana e veículos de tração animal); transporte motorizado (coletivo, taxi, escolar, fretamento, individual e privado); e transporte de bens, mercadorias e serviços. Também resultou em plano de ação e legislação pertinente.

O prazo previsto para finalização e entrega dos Produtos será meados de maio de 2016.

>> Saiba mais sobre as áreas de atuação da consultoria FUNPAR