21 jul. 2015

FUNPAR apóia campanha contra a corrupção no Estado

O encontro de vereadores em Foz do Iguaçu, ocorrido no último dia 28 de setembro, marcou o início da “Mobilização Estadual Contra a Corrupção”. Promovida pela Associação de Câmara e Vereadores do Paraná (Acampar), a campanha de moralização conta com o apoio institucional da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), do Ministério Público do Paraná (MPE), da Secretaria Especial do Controle Interno do Estado, da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O objetivo do evento é mobilizar os gestores públicos e a sociedade civil organizada para debaterem e combaterem a corrupção em seus municípios. Com a iniciativa, os legisladores esperam também aprimorar mecanismos de controle e transparência, por meio da participação popular, encorajando o cidadão a denunciar atos violadores da honestidade na vida pública.

Durante o encontro, o Diretor de Programas da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Prof. Hamilton Costa Júnior, detalhou ao público de vereadores o projeto conjunto da UFPR e Funpar para a realização de concursos públicos unificados para todas as Câmaras do Estado. “A maioria das Câmaras tem deficiência em seu quadro funcional e, além disso, cargos comissionados mal escalados. Um consórcio entre as Câmaras pode, ao mesmo tempo, viabilizar financeiramente um concurso idôneo e de alto nível, o que ajudará a eliminar definitivamente estes dois problemas”, destacou.

O procurado do Ministério Público, Mário Sérgio Schirmer – também palestrante no evento -, lembrou a importância de se combater em nosso país o “ambiente deturpado” criado ao longo dos anos, onde a lei da vantagem pessoal e da troca de favores enraizou-se ao ponto de parecer normal. “A educação, aliada a uma forte atuação do Poder Legislativo, com sua atribuição de criar as leis, são os caminhos mais eficientes para se reverter este quadro”, afirmou Schirmer.

O encontro de Foz registrou também a presença dos deputados estaduais Reni Pereira (PSB) e Douglas Fabrício (PPS). Reni destacou a importância de um movimento contra a corrupção ter origem no poder legislativo, “este é um contra ponto importantíssimo, já que o poder legislativo é, via de regra, o mais visado para a cobertura de escândalos”. Já o deputado Douglas Fabrício, depois de apresentar um apanhado com resultados sobre CPI dos Portos, parabenizou a iniciativa dos vereadores no combate a corrupção, que segundo ele “ainda é a maior doença do Brasil”.

evento_foz
Diretor de Programas da FUNPAR, Hamilton Costa Júnior, destaca a importância de concursos públicos para melhoria do quadro funcional das Câmaras no Paraná