06 ago. 2015
ADM

Funpar: 32 anos de história

6
Conselho Universitário, presidido pelo Reitor da época, Professor Ocyron Cunha (terno preto)

No dia 15 de abril a Fundação da Universidade Federal do Paraná completa 32 anos de muita história.

No início da década de 1980, as produções científicas das universidades brasileiras estavam a todo o vapor. A Universidade Federal do Paraná acompanhou esse momento de grande transformação no conhecimento. Mas conforme a demanda por pesquisas crescia, também aumentava a necessidade de formar uma estrutura mais ágil para viabilizar os projetos acadêmicos. E foi com esse objetivo que no dia 15 de abril de 1980 foi criada a Fundação da Universidade Federal do Paraná, uma instituição sem fins lucrativos, de direito privado, que apóia a UFPR na gestão de programas e projetos científicos, tecnológicos e culturais.

“O surgimento da Funpar promoveu uma grande mudança na forma de atuação da UFPR”, afirma o atual superintende da instituição, Prof. João Carlos da Cunha. Segundo ele, o projeto, pelas características pioneiras, teve que passar por um amplo debate nos Conselhos Superiores da Universidade para ser aprovado. ”Realmente, foi uma atitude de vanguarda, que permitiu à Universidade intensificar as ações de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade”, relembra Cunha.

Memória
Quando o Prof. José Henrique Pedrosa de Macedo assumiu a superintendência da Funpar, em 1980, logo após a sua criação, a Fundação funcionava no andar de cima da Biblioteca Central da Universidade e contava com apenas cinco empregados. “Mas conforme o tempo foi passando, a instituição cresceu e logo em seguida já somavam 35 funcionários e com a firmação de novos convênios, em poucos anos, já eram 650 funcionários”, recorda.

Ao falar do passado, o professor lembra com carinho dos anos em que foi superintendente da instituição. “A Funpar foi uma verdadeira escola. Ao mostrar os benefícios da Fundação aos professores nos departamentos, conheci muita gente e, com isso, posso afirmar que evolui dentro da UFPR”, garante.

Hoje
O resultado desses 32 anos de história foi o avanço tecnológico da UFPR em diversas áreas do conhecimento e o estreitamento da relação da universidade com a sociedade paranaense. Esse apoio à universidade concretizou-se no gerenciamento de R$ 204 milhões em projetos, em 2011. Número significativo se comparado ao orçamento da UFPR no período: aproximadamente R$ 822 milhões. “O valor administrado pela Funpar comprova o apoio que a Fundação presta ao sucesso das ações realizadas pela UFPR”, conclui Cunha.

Breve histórico da Funpar
23.04.1979 – Conselho Universitário da UFPR aprova, por unanimidade de votos, a criação da Funpar por meio da Resolução nº 03/79.

02.04.1980 – Lavrada escritura pública de constituição.
A Funpar é instituída pelas seguintes instituições:
– Universidade Federal do Paraná
– Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
– Federação da Agricultura do Estado do Paraná
– Federação do Comércio do Estado do Paraná
– Federação das Indústrias do Estado do Paraná
– Banco de Desenvolvimento do Paraná (extinto)

15.04.1980 – Registrada como Pessoa Jurídica de Direito Privado.

15.12.1980 – Assinatura do termo de convênio entre a Universidade Federal do Paraná e a Fundação da Universidade Federal do Paraná para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cultura

26. 06.1981 – Reconhecida como instituição de Utilidade Pública Estadual pela Lei no 7.475

21.06.1988 – Reconhecida como instituição de Utilidade Pública Municipal Lei no 7.200.

1992 – Aquisição da Sede própria na Rua XV de Novembro.

20.12.1994 – Publicação da Lei Federal no 8.958 que estabelece a relação entre as Instituições Federais de Ensino Superior e as Fundações de Apoio. Participação ativa da Funpar nas discussões que antecederam a Lei.

10.10.1995 – Credenciada junto aos Ministérios da Educação e Cultura – MEC e da Ciência e Tecnologia – MCT.

16.04.1997 – Reconhecida como instituição de Utilidade Pública Federal por Decreto Presidencial.

28.04.1999 – Reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social.

16.07.2003 – Renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social.

11.2004 – Aquisição da Sede João Negrão, um prédio de seis andares com área total de 6.021 m2 .

03.10.2005 – Inauguração da Sede João Negrão – Edifício Ocyron Cunha.

15.04.2010 – Comemoração dos 30 anos da Funpar