05 ago. 2019
Capacitação

Protótipo de detector de raios do Curso de Engenharia Elétrica é apresentado para a Defesa Civil do Paraná [+]

No dia 1º de agosto, a Universidade Federal do Paraná apresentou para integrantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e da Regional de Defesa Civil do Litoral um projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento de serviços de alertas de raios.
O projeto, composto por um Detector Remoto e Alerta Short de Raios, sensores que detectam atividade de temporal e de tempestades com raios, é um protótipo elaborado pelos alunos do Curso de Engenharia Elétrica da universidade.

Para UFPR, este protótipo resulta em atividade de pesquisa que absorve mais estudantes interessados em Eletricidade Atmosférica contribuindo para o fomento da ciência.

PARTICIPANTES – Na apresentação estiveram presentes o coordenador do Projeto Prof. Dr. Armando Heilmam, Dr. Augusto Mathias Adans e o aluno David Clístenes F. de Lima todos do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, a sra. Libia Naico Baranhuk, analista de projetos da Fundação da Universidade Federal do Paraná – (FUNPAR), o sr. César Beneti, Diretor Executivo do SIMEPAR, e o Capitão Natanael Witt A. Cardoso do 8° Grupamento dos Bombeiros de Paranaguá.

“Defesa Civil Somos Todos Nós”

Fonte: Defesa civil