Voltar
07 nov. 2018
Notícias

Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) deve ser implementada na UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciou a implantação de uma Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE). O grupo tem como objetivo elaborar, implementar e acompanhar as metas do programa de conservação de energia.  Esta ação faz parte do Projeto Prioritário de Eficiência Energética e P&D da UFPR promovido pela Copel e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Para ser estruturada, a CICE deve ser composta por, no mínimo, seis membros. Preferencialmente entre eles deverá ter um Engenheiro ou Arquiteto com conhecimentos de conservação de energia, um especialista em Segurança do Trabalho, um Técnico em Comunicação Social e um Administrador. Este grupo deve se reunir uma vez por mês para organizar ações que buscam o uso racional da energia elétrica, com a respectiva divulgação dos resultados nas dependências do estabelecimento.

A CICE deve ser implantada em órgãos e instituições que apresentam consumo anual de energia elétrica superior a 600 mil KWH. A Comissão é regulada pelo Decreto N° 99.656 que exige a criação do grupo em estabelecimentos pertencentes a órgãos ou entidades da Administração Federal direta e indireta.

SOBRE O PEE – O Programa de Eficiência Energética – PEE é realizado pela Copel em atendimento à legislação vigente, que determina às concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica que apliquem o valor equivalente a 0,5% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento do programa, de acordo com o regulamento estabelecido pela ANEEL. O projeto em execução na UFPR foi selecionado na Chamada Pública Copel VPDE 001/2017 e está sendo realizado pela Universidade em parceria com a Funpar, com participação da Copel.

Para visualizar melhor acesse: http://bit.ly/mkt_peecopel_ufpr_cice

Para ouvir acesse: http://bit.ly/spot_peecopel_cice