Voltar
07 ago. 2015
Cultura

6 a 29 de agosto – Exposição “Masa no Museu Guido Viaro 2015″

Entre os dias 6 e 29 de agosto, o Museu Guido Viaro apresenta a exposição de obras do artista plástico japonês radicado no Brasil e doutor em História pela UFPR, Masanori Fukushima (1931-2008). A curadoria é de Constantino Viaro e Jair Mendes.

Ex-professor da Universidade Takushoku, em Tokyo, Masa passou a se dedicar mais intensamente a sua carreira artística após se aposentar. Frequentou Atelier de Arte do Museu Alfredo Andersen, em Curitiba, produzindo um conjunto de obras amplo, marcado pela intensidade. Participou de várias exposições no Brasil, na Itália e no Japão, com destaque para três edições do Nikaten, um dos mais importantes salões de arte do Japão.

Masanori Fukushima nasceu em Kobe, Japão, em 1931. Formou-se em Direito na Universidade Hitotsubashi, em Tóquio, chegando ao Brasil em 1964, onde ingressa como bolsista na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo. Depois de concluir seu mestrado pela instituição, retorna ao Japão em 1967 e ingressa na Universidade Takushoku como professor. Mais tarde obtém seu doutorado na UFPR, em 1985. Em 1990, torna-se diretor da Instituição Japan Society for Promotion of Science, órgão do Ministério da Educação do Japão, em São Paulo. Retorna ao Japão e passa a estudar arte como hobby e, sempre que possível, trazia para as telas referências particulares da experiência no Brasil, evidenciando, assim, a peculiaridade de suas obras.

SERVIÇO
Exposição: Masa no Museu Guido Viaro 2015
Local: Museu Guido Viaro
Data: 6 a 29 de agosto
Horário: abertura às 19h30min
Estará disponível na exposição o livro “Masa: Trajetória Artística de Masanori Fukushima”, lançado pela Editora Insight, em 2008. O livro possui 96 páginas coloridas, no qual foram reproduzidas 115 obras do artista.