Voltar
24 jan. 2020
Ciência & Tecnologia

1° Encontro Paranaense de Eficiência Energética divulgou tecnologias e soluções inovadoras em eficiência energética[+]

Em Dezembro de 2019 foi realizado o 1° Encontro Paranaense de Eficiência Energética, que teve como objetivo divulgar tecnologias e soluções inovadoras em eficiência energética no Estado do Paraná.

Nesta primeira edição, o evento contou com palestras e rodas de conversa com empreendedores de startups, além da participação de empresas e especialistas do ramo de eficiência energética que compartilharam conteúdo com o público e mostraram as novidades desse setor elétrico.

Cabe destacar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi vencedora de Projeto de Eficiência Energética da ANEEL, devendo realizar a substituição de lâmpadas antigas por lâmpadas LED na maior parte do Campo Politécnico e da Reitoria. O projeto também envolve a instalação de uma das maiores usinas solares do Brasil, que foi implementada no prédio da Engenharia Elétrica e no estacionamento do prédio de biológicas.

Confira um pouco de como foi o evento na matéria realizada pela UFPR:

A segunda edição do evento tem data programada para Setembro de 2020, onde mais ações envolvendo eficiência energética serão discutidos.

O Programa de Eficiência Energética – PEE é realizado pela Copel em atendimento à legislação vigente, que determina às concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica que apliquem o valor equivalente a 0,5% de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento do programa, de acordo com o regulamento estabelecido pela ANEEL. O projeto em execução na UFPR foi selecionado na Chamada Pública Copel VPDE 001/2017 e está sendo realizado pela Universidade em parceria com a FUNPAR, com participação da Copel.